Educação Regional Sociedade

Benavente: Há garantia de mais salas de rede pública no pré-escolar, mas creche da IPSS talvez só no final de outubro

Decorreu esta tarde a reunião pública do executivo da Câmara Municipal de Benavente, onde a falta de vagas escolares para deixar as crianças voltou a ser tema do dia.

Questionada pelo partido social democrata e por uma mãe presente no público, a Vice-presidente da Câmara Municipal de Benavente, Catarina Vale, fez saber que a falta de vagas nas escolas não é só um problema do município, sendo que todo o país está a atravessar a mesma situação de forma mais agravada, com mais procura de vagas, após o início do programa”Creche Feliz” que dá gratuitidade a crianças que frequentem as creches.

Catarina Vale relembrou a compra do antigo colégio Miúdos e Companhia, em Samora Correia, em dezembro de 2022, que se encontra em alterações de projeto na Segurança Social para dar início às obras, com término previsto no final de outubro de 2023. Este antigo colégio vai ficar a cargo da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Fundação Lar Padre Tobias. A futura creche vai contar com dois berçários – cada um com capacidade para 10 crianças -, duas salas de um e dois anos e uma sala para as crianças dos dois e três anos.

Relativamente à oferta da rede pública do pré-escolar, a Vice-presidente diz que a Câmara Municipal vai «utilizar a Escola O Século, que tem duas salas e, portanto, essas duas salas vão ser disponibilizadas para a rede pública do pré-escolar». Alguns pais, em representação de todos os pais, que tinham ido à Assembleia Municipal em Samora Correia falar da falta de vagas para os seus filhos, conseguem assim encontrar solução. Na Barrosa também será reaberta uma sala de rede pública do pré-escolar.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM