Mundo País

2 Toneladas de droga apreendida pela PJ e Polícia espanhola

Uma organização criminosa, dedicada ao tráfico, foi desmantelada pela Polícia Judiciária (PJ) e o Corpo Nacional de Polícia de Espanha, tendo sido apreendido mais de 2 toneladas de droga e efetuadas 21 detenções, revelou hoje a força de segurança portuguesa.

De acordo com uma nota divulgada, a PJ, com o apoio da GNR, concluiu seis mandados de detenção, que visaram os responsáveis pela rede de transporte da droga, ao mesmo tempo que as autoridades espanholas detiveram as restantes 15 pessoas.

Esta investigação teve origem em setembro de 2022, quando um camião de mercadorias proveniente de Portugal foi alvo de uma fiscalização em França, com as autoridades francesas a encontrarem e apreenderem cerca de 485 quilos de haxixe na zona de carga do veículo.

A Diretoria do Norte foi informada do caso e procurou então perceber a dimensão da organização criminosa e identificar suspeitos.

A PJ esclareceu que foram encontrados “indícios da existência de um grupo criminoso” em Portugal que “disponibilizava a importantes redes de tráfico de estupefaciente implantadas em Espanha todo um serviço de transporte de elevadas quantidades” de droga para outros países europeus. Nesse sentido, relatou à polícia espanhola, pedindo vigilância a um camião que deixou o território nacional rumo a um armazém no sul de Espanha.

“As autoridades espanholas acompanharam o veículo pesado e, no momento oportuno, sujeitaram-no a uma ação de fiscalização, tendo encontrado diversos fardos de haxixe com um peso superior a uma tonelada e detido o motorista. Efetuada busca ao armazém onde havia estado o veículo pesado de mercadorias, foram aí encontrados e apreendidos mais fardos de resina de canábis, novamente com um peso superior a uma tonelada, detendo no local, em flagrante delito, 14 pessoas”, adiantou.

Face à confirmação das suspeitas, a Judiciária avançou para as buscas e detenções em território português, que resultaram em seis detidos. As três pessoas suspeitas de liderarem a rede de transporte de droga foram presentes na quarta-feira a um juiz, que lhes aplicou a medida de coação de prisão preventiva.

O inquérito está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto.
   

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM