Economia Mundo

Bancos centrais e as moedas digitais – BIS

O BIS (Bank for International Settlements), com sede na cidade suíça de Basileia, fez um inquérito no final de 2022 a 86 bancos centrais de países que representam 82% da população mundial e 94% da produção económica global. 

Cerca de 93% destes bancos centrais responderam que estavam a trabalhar em “alguma forma de moeda digital do banco central” em 2022, e mais de metade está a conduzir experiências concretas ou a trabalhar em projetos-piloto. 

Os trabalhos sobre moedas digitais para pagamentos de retalho estão mais avançados do que para pagamentos por grosso. 

A percentagem de bancos centrais a trabalhar numa moeda digital era de 90%, em 2021, e, em 2017, de 65%, pelo que tem vindo a aumentar gradualmente. 

Este inquérito insinua que, em 2030, poderão estar em circulação pública 15 moedas digitais de bancos centrais minoritários e 9 moedas digitais de grandes bancos centrais. 

O BIS, que presta assistência aos bancos centrais de todo o mundo, adiciona que 4 bancos centrais já emitiram as suas próprias moedas digitais, os das Bahamas, das Caraíbas Orientais, da Jamaica e da Nigéria. 

Em 2022, nenhum banco central emitiu novas moedas digitais de retalho, mas 18% dos inquiridos afirmaram ser provável que o façam num futuro próximo. 

Perto de 60% dos bancos centrais abordados declararam que o aparecimento de cripto ativos e de moedas digitais estáveis acelerou a sua intenção de emitir as suas próprias moedas digitais. 

Os estudos ou trabalhos para a emissão destas moedas digitais estão mais avançados nas economias emergentes do que nas economias desenvolvidas. 

A motivação nas economias emergentes, para a emissão de uma moeda digital de retalho, é sobretudo a inclusão financeira e a aplicação da política monetária. 

A motivação para a emissão de uma moeda digital por grosso é facilitar os pagamentos transfronteiras, tanto nas economias avançadas como nas emergentes. 

87% dos bancos centrais abordados consideram a possibilidade de recorrer a intermediários privados para distribuir as suas moedas digitais. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM