Mundo País

Identificadas 82 vítimas de tráfico de seres humano em Portugal

Esta operação da agência europeia de cooperação policial sucedeu-se entre os dias 10 a 17 de Junho, e contou com a participação de 32 países, entre os quais Portugal. Estiveram envolvidos 132 elementos de várias estruturas: SEF, Polícia Judiciária, GNR e Autoridade para as Condições do Trabalho. 

No decorrer das diligências realizadas em território nacional, foram identificados mais de 400 adultos e 36 menores em 23 locais espalhados pelo país,  e foram apreendidos 47 passaportes e 12 autorizações de residência. 

O SEF avançou que, em termos internacionais, a operação identificou 65.839 pessoas e verificou quase 23 mil veículos, sendo detidas 21 pessoas e sinalizadas 261 vítimas de tráfico. 

A coordenação da Europol, que teve apoio do Eurojust (agência europeia de cooperação judiciária), pela Autoridade Europeia do Trabalho e pela Frontex (agência europeia da guarda de fronteiras e costeira), mobilizou a participação de cerca de 27 mil polícias e inspecionou 11.360 locais, nomeadamente restaurantes, explorações agrícolas, casas de massagens e cabeleireiros. 

Os resultados desta operação provocaram a abertura de 86 novas investigações face aos indícios recolhidos relativamente a alegados suspeitos e vítimas de tráfico de pessoas. 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM