País Regional

Radares – Velocidade média chega à EN10, Reta do Cabo

A sinalética já está colocada, mas segundo a IRIS FM apurou, os radares ainda não entraram em funcionamento.

A ANSR, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, já havia anunciado que tinha adquirido 10 radares que conseguem calcular a velocidade média entre dois pontos, tendo como principal objetivo, o seu funcionamento, reduzir a velocidade em locais onde existe uma grande concentração de acidentes.

Este método servirá, também, para ajudar a reduzir o “efeito canguru”, efeito este que consiste em abrandar antes do radar e retomar a velocidade excessiva após passar o mesmo.

O funcionamento é relativamente simples. Depois de ver um dos novos sinais de trânsito, um radar vai registar a hora a que passou e, de seguida, volta a registar quando passar no outro radar que se encontra no fim da área controlada. Caso tenha percorrido o percurso em menos tempo do que o necessário para cumprir o limite de velocidade, considera-se que ultrapassou o limite, ou seja, recebe uma coima.

As novas cabinas para medir a velocidade média foram instaladas em 20 pontos específicos e os 10 radares vão rodar entre essas zonas.

A ANSR divulgou alguns dos locais onde se encontram os radares de velocidade média (nem todos ainda a funcionar): EN5 em Palmela, EN10 em Vila Franca de Xira, IC19 em Sintra, IC8 na Sertã, EN109 em Bom Sucesso, EN106 em Penafiel e EN101 em Vila Verde.

Fotos da sinalética na EN10, ainda tapada.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM