Cultura Sociedade

A atriz britânica que se tornou deputada faleceu aos 87 anos.

O agente de Glenda Jackson comunicou que a “atriz, política duas vezes e vencedora do Óscar, morreu pacificamente na sua casa em Blackheath, Londres, esta manhã, após uma breve doença, com a família ao seu lado”. 

Glenda Jackson ganhou a sua fama durante a década de 1970, quando foi diferenciada com dois Óscares por “Mulheres Apaixonadas”, de 1970 e “Um Toque de Classe”, de 1973. 

Anunciou o fim de sua carreira aos 56 anos para se candidatar ao Parlamento pelo Partido Trabalhista, nas eleições de 1992, conseguindo uma significativa vitória em Hampstead e Highgate, região que esteve duas décadas entregues aos conservadores. 

No governo do Partido Trabalhista, Glenda fico responsável pela pasta dos transportes de Londres. Prescindiu ao fim de dois anos para se candidatar à Câmara de Londres, mas saiu derrotada. Foi abertamente critica de Margaret Thatcher e Tony Blair e protestou contra a invasão do Iraque. 

Aos 79 anos, regressou à carreira artística, participando em várias produções nos últimos anos e, de acordo com o agente, Glenda Jackson terminou recentemente a rodagem de “The Great Escaper”, ao lado de Michael Caine. 

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM