Regional

Rastreio do cancro da mama de abril a julho no Concelho de Vila Franca de Xira

A Liga Portuguesa contra o Cancro regressou ao Concelho de Vila Franca de Xira, para assegurar até ao dia 4 de julho, os rastreios gratuitos às mulheres, com idades compreendidas entre os 50 e os 69 anos de idade, inscritas nos Centros de Saúde. Numa 2.ª edição, este centro móvel de diagnóstico, que conta com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com novos equipamentos digitais, vai estar parqueado junto aos Centros de Saúde do Concelho, nas seguintes datas:

· Vila Franca de Xira – 4 a 28 de abril

· Alverca do Ribatejo – 2 a 26 de maio

· Vialonga – 27 de maio a 7 de junho

· Póvoa de Santa Iria – 8 de junho a 4 de julho

O acordo entre as Autoridades de Saúde e a Liga Portuguesa contra o Cancro estabelece que os rastreios sejam feitos às mulheres do Concelho, utentes dos Centros de Saúde, que não tenham realizado nenhuma mamografia nos últimos seis meses, não tenham sido diagnosticadas com cancro da mama e estejam assintomáticas (não apresentem alterações na mama). Os rastreios são realizados mediante agendamento, dirigido à morada em que a utente se encontra registada, remetido pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Estuário do Tejo (ACES). As instalações e a equipa técnica cumprem com todos os procedimentos de segurança e de higienização previstos para o controlo da pandemia pela COVID-19. Está também garantido o acesso às pessoas portadoras de mobilidade reduzida. O serviço está a funcionar de segunda a sexta-feira, no horário das 9h20 às 13h00 e das 14h00 às 17h40 (informações pelos contactos 245 009 299/915 999 890 ou pelo e-mail rcm.admin@ligacontracancro.pt).

A iniciativa da responsabilidade da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC, Núcleo Regional do Sul), em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e o ACES.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM