País

Presidente da Eslovénia visita Portugal entre 14 e 15 de fevereiro

O Presidente da Eslovénia, Borut Pahor, vai visitar Portugal entre 14 e 15 de fevereiro, foi hoje anunciado numa declaração conjunta que assinala 30 anos de relações diplomáticas entre os dois países. Em maio do ano passado, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, realizou uma visita oficial à Eslovénia, durante a qual convidou o seu homólogo, Borut Pahor, a visitar Portugal.

“Ao longo das últimas três décadas assistimos ao progressivo e contínuo desenvolvimento e consolidação dos laços de amizade fraterna que nos unem, alicerçados em valores e interesses comuns, designadamente na esfera europeia e na procura de uma cooperação acrescida, tanto no plano bilateral como ao nível internacional e multilateral”, lê-se no texto.

Marcelo Rebelo de Sousa e Borut Pahor manifestam a certeza de que “também as mais jovens gerações de portugueses e eslovenos saberão prosseguir, reforçar e projetar para o futuro comum europeu, com especial determinação e entusiasmo, uma relação que se tem vindo a consubstanciar numa sólida e inspiradora amizade entre as nossas duas nações”.

A Eslovénia assumiu a presidência do Conselho da União Europeia no segundo semestre do ano passado, a seguir a Portugal, cerca de um mês depois da visita de Marcelo Rebelo de Sousa.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM