IRIS FM
91.4 FM
Desporto

Apresentado projeto português contra o racismo no futebol

LEVERKUSEN, GERMANY - JUNE 06: Serge Gnabry of Muenchen wears an armlet reading 'Black Lives Matter' during the Bundesliga match between Bayer 04 Leverkusen and FC Bayern Muenchen at BayArena on June 06, 2020 in Leverkusen, Germany. (Photo by Matthias Hangst/Getty Images)

O projeto “Black Lives Matter in Football”, apresentado em Matosinhos, pretende partilhar “informação fidedigna sobre matéria do racismo no futebol”, através da criação de uma plataforma digital. A iniciativa é da organização não-governamental Plano I, do Porto, mas com “forte intervenção no concelho de Matosinhos” em parceria com a autarquia local, que este ano se candidatou a uma linha de financiamento da rede internacional ‘Fare Network’ até um máximo de “mil euros”.

A plataforma digital da Plano I “vai ser lançada em 21 de março de 2021”, Dia Internacional da Luta Contra a Discriminação Racial, e explicou que este projeto ‘Black Lives Matter’ (As Vidas Negras Importam, em português) é sobre futebol porque assim impõe a ‘Fare Network’. O ‘Black Lives Matter in Football’ ambiciona lutar contra a violência no desporto e o racismo, “garantindo que serão valorizadas as histórias positivas e construtivas de inclusão e não discriminação de pessoas no futebol, em Portugal”.