Regional

Os automóveis são a principal causa da poluição do ar no concelho de Vila Franca de Xira

O tráfego rodoviário é a principal causa de poluição atmosférica no concelho de Vila Franca de Xira e o troço da EN10, que atravessa Alverca, é considerado como um dos locais mais poluído. A conclusão é de um estudo encomendado pelo município à Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa que monitorizou a qualidade do ar entre 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro deste ano, ainda antes da pandemia. A apresentação do Plano Municipal de Ambiente decorreu na zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria. Segundo explicou o professor Francisco Ferreira, coordenador do estudo, a indústria não assume um papel tão importante como o número de veículos que circulam diariamente no concelho.

O presidente do município vilafranquense, Alberto Mesquita sublinhou que a aposta é nos transportes públicos, como forma de reduzir a poluição causada pela circulação rodoviária.

 

Município de Vila Franca de Xira presentou o Plano Municipal de Ambiente. O Relatório Final Preliminar do documento está em consulta pública até dia 28 de agosto.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM