Desporto

Pelotão de sonho mostra Algarve ao mundo

A 46.ª Volta ao Algarve Cofidis, na estrada entre 19 e 23 de fevereiro, será disputada por alguns dos melhores e mais mediáticos ciclistas do mundo, podendo ser vista em 83 países, através da transmissão televisiva em direto.

A corrida, em 2020 promovida à categoria UCI ProSeries, terá um pelotão de 175 corredores, em representação de 25 equipas. Doze dos coletivos participantes são do WorldTour, a liga dos campeões do ciclismo mundial. Cinco conjuntos são ProTeam, estando também reservadas oito vagas para equipas continentais portuguesas

Os adeptos da modalidade terão a oportunidade de seguir um pelotão de campeões na Volta ao Algarve Cofidis. Em ano de Jogos Olímpicos, estão na corrida os campeões olímpicos de estrada, Greg van Avermaet (CCC Team), e de omnium (ciclismo de pista), Elia Viviani (Cofidis), também campeão europeu de estrada. Vão ainda pedalar na Volta ao Algarve o campeão do mundo de contrarrelógio, Rohan Dennis (Team INEOS), e o campeão da Europa da mesma disciplina, Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick-Step), o campeão mundial de ciclocrosse e uma das figuras das clássicas na estrada, Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), o tricampeão mundial de contrarrelógio em sub-23, Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates), o campeão mundial de madison (ciclismo de pista) Roger Kluge (Trek-Segafredo), além de três homens que já foram campeões mundiais de estrada, Michal Kwiatkowski (Team INEOS), Philippe Gilbert (Lotto Soudal) e o português Rui Costa (UAE Team Emirates), que regressa a esta corrida na qual não competia desde 2014.

A lista de inscritos inclui ainda Vincenzo Nibali (Trek-Segafredo), um dos dois únicos ciclistas em atividade que já conquistaram as três grandes voltas por etapas, assim como o vencedor do Tour de France em 2018 e da Volta ao Algarve em 2015 e 2016, Geraint Thomas (Team INEOS). Outros especialistas em provas por etapas de quem se esperam bons desempenhos na corrida portuguesa são Bauke Mollema (Trek-Segafredo), Daniel Martin (Israel Start-Up Nation), Maximilian Schachmann (Bora-hansgrohe), Miguel Ángel López (Astana Pro Team) e Tim Wellens (Lotto Soudal).

A Volta ao Algarve vai ainda receber sprinters com provas dadas, como o ciclista em atividade com maior número de vitórias na carreira, André Greipel (Israel Start-Up Nation), Alexander Kristoff (UAE Team Emirates), Cees Bol (Team Sunweb), Danny van Poppel (Circus-Wanty Gobert), Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick-Step), Jasper Styuven (Trek-Segafredo), John Degenkolb (Lotto Soudal) ou Matteo Trentin (CCC Team).

A lista de inscritos junta 25 corredores do top 100 mundial, além de quatro das cinco melhores equipas do ranking coletivo internacional de 2019.

Algarve Granfondo Cofidis

A quinta e última etapa da Volta ao Algarve não ficará de fora deste programa de iniciativas desportivas, pelo que irá receber o Algarve Granfondo Cofidis. Este evento, que tem juntado centenas de participantes em anos anteriores, terá partida e chegada em Lagoa, no dia 23 de fevereiro, local onde também terá lugar a última etapa da Volta ao Algarve.

As inscrições ainda estão abertas e há dois percursos à disposição dos participantes: o granfondo, com 121 quilómetros e passagem pelo alto da Fóia, e o mediofondo, com 78,7 quilómetros.

Equipas Participantes

WorldTeams

Astana Pro Team (KAZ), Bora-hansgrohe (GER), CCC Team (POL), Cofidis (FRA), Deceuninck-Quick-Step (BEL), Groupama-FDJ (FRA), Israel Startp-UP Nation (ISR), Lotto Soudal (BEL), Team INEOS (GBR), Team Sunweb (GER), Trek-Segafredo (USA) e UAE Team Emirates (UAE).

ProTeams

Alpecin-Fenix (BEL), Caja Rural-Seguros RGA (ESP), Circus-Wanty Gobert (BEL), Fundación-Orbea (ESP) e Uno-X Norwegian Development Team (NOR)

Continentais

Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel (POR), Aviludo-Louletano (POR), Efapel (POR), Kelly-InOut-Build (POR), LA Alumínios-LA Sport (POR), Miranda-Mortágua (POR), Rádio Popular-Boavista (POR) e W52-FC Porto (POR)

Etapas

19 de fevereiro: 1.ª Etapa: Portimão – Lagos, 195,6 km

20 de fevereiro: 2.ª Etapa: Sagres – Fóia (Monchique), 183,9 km

21 de fevereiro: 3.ª Etapa: Faro – Tavira, 201,9 km

22 de fevereiro: 4.ª Etapa: Albufeira – Malhão (Loulé), 169,7 km

23 de fevereiro: 5.ª Etapa: Lagoa – Lagoa, 20,3 km (CRI)

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: