País Regional

Protesto contra aeroporto do Montijo junto a inauguração onde está António Costa

Cerca de 30 pessoas protestaram hoje contra o novo aeroporto do Montijo, concentrando-se junto ao Colégio Côrte-Real, na Moita, no distrito de Setúbal, onde o primeiro-ministro participava na inauguração de uma creche.

O protesto começou às 09:30 e foi organizado pela Plataforma Cívica BA6-Montijo Não, aproveitando a visita do primeiro-ministro, António Costa, à cerimónia de inauguração de uma creche no Colégio Côrte-Real, na Moita.

A plataforma esperava que fosse possível um encontro com o governante, o que não aconteceu, mas entregou a um assessor de António Costa um dossiê informativo sobre a posição contra a infraestrutura e solicitou uma reunião para discutir “as graves consequências que vão existir no Montijo”.

Outro membro da plataforma, Vítor Silveira, que é piloto de aviação, frisou que “não é admissível nos dias de hoje construírem um aeroporto numa zona protegida ambientalmente, de alto teor sísmico e rodeada de povoações”.

“É um perigo contra a saúde das pessoas, a qualidade de vida vai ser bastante afetada e é um perigo de afetação contra o ambiente, porque faz parte da Zona de Proteção do Estuário do Tejo. É uma área utilizada por milhões de aves todos os anos, o que implica perigos contra a operação aeronáutica. Vai acontecer de certeza o fenómeno do ‘birdstrike‘”, sublinhou.

O Campo de Tiro de Alcochete tem aprovada uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) até dezembro deste ano, sendo a opção que hoje foi mais defendida

Fonte:LUSA

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM