IRIS FM
91.4 FM
Cultura

Fado de Hélder Moutinho partilha palco com Orquestra Chinesa de Macau

O fadista português Hélder Moutinho afirmou hoje, em Macau, esperar que o concerto de quinta-feira “Instrumentos tradicionais chineses de cordas e fado”, pela Orquestra Chinesa de Macau, seja “uma experiência nova e fantástica”.

O espetáculo, cujo primeiro ensaio decorre na quarta-feira, integra dez temas do repertório de Hélder Moutinho, escolhidos pelo maestro Liu Sha, como ‘Fado Bailado’, ‘Nunca Parto Inteiramente’, ‘Dança dos Peixes’ e ‘Lisboa Menina e Moça’.

A Orquestra Chinesa de Macau vai tocar alguns temas a solo, como ‘Nostalgia’, ‘Mão na Mão’ ou ‘A Canção dos Sete Filhos’, de acordo com o programa, seguindo-se os temas que Moutinho vai cantar, acompanhado pela orquestra, num único espectáculo em Macau.

“Espero que o público esteja connosco, que sinta estar a acontecer qualquer coisa”, disse, sublinhando que “não se trata apenas de uma orquestra, mas uma orquestra de instrumentos tradicionais chineses”.

O fadista, que atua pela quarta vez no território, adiantou esperar também “uma boa partilha de música”, na realidade “uma forma de comunicação e de viagem”, já que o fado enquanto “música popular e urbana” é uma “música do chamado caldeirão cultural, de reunião dos povos.

O espetáculo realiza-se no Centro Cultural de Macau.