China e Europa ampliam consensos na busca de benefício mútuo

O presidente chinês, Xi Jinping, realizou visitas de Estado a três países europeus em março. O premiê chinês, Li Keqiang, está visitando o continente nestes dias. Ambos os giros são suas primeiras visitas ao exterior neste ano.

Na tarde desta terça-feira, Li Keqiang, junto com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, presidiu o 21º encontro de líderes China-União Europeia (UE). O mecanismo é o diálogo político do nível mais alto entre os dois lados.

Nos últimos anos, a parceria sino-europeia tem sido frutífera. Sob os princípios de cooperação por benefício recíproco, o comércio e o investimento entre os dois lados continuou aumentando. A UE tem sido a maior parceira comercial da China por 15 anos consecutivos. O país também é o segundo maior parceiro comercial do bloco por muitos anos. Em 2018, o volume comercial bilateral superou os US$682 bilhões, batendo o recorde histórico.

Além do setor econômico, a China e a UE também mantêm intercâmbios e cooperações estreitas nas áreas de segurança, desenvolvimento sustentável, cultura e inovação tecnológica. Desta vez, a visita do premiê chinês ao continente contribuirá com uma relação bilateral mais estável, estratégica e benéfica.

A China e a UE possuem amplos consensos e interesses comuns, o que servem como uma base sólida para o aprofundamento das colaborações. Líderes de ambos os lados afirmaram em várias ocasiões que a cooperação entre a China e a UE é mais frequente do que a concorrência, assim como os consensos são muito maiores do que as divergências.

Durante o 21º encontro de líderes China-UE, os dois lados concordaram em defender o multilateralismo e o livre comércio, reforçar a cooperação na inovação tecnológica, promover as negociações sobre o acordo de investimento, ampliar o acesso ao mercado recíproco e estreitar a interconectividade. A coordenação na política e ação é essencial para a prosperidade e o desenvolvimento comum.

Tradução: Paula Chen

Revisão: Diego Goulart

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*