Serão hoje apresentados os planos de segurança e mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, numa sessão com Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, José Sá Fernandes, coordenador do grupo de projeto para a JMJ, e Paulo Vizeu Pinheiro, secretário-geral do Sistema de Segurança Interna.
A introdução destes planos acontece na mesma semana em que a Câmara Municipal de Lisboa tornou público o seu próprio plano de mobilidade, que prevê o encerramento ao trânsito das principais vias da cidade em 01, 03 e 04 de agosto.
Papa Francisco irá permanecer em Portugal de 02 a 06 de agosto para gerir a JMJ 2023, evento que espera reunir em Lisboa mais de um milhão de pessoas. No dia 05 de agosto, o chefe da Igreja Católica vai estar no Santuário de Fátima.
Cerca de 133 autocarros vão trazer peregrinos à JMJ a partir da capital espanhola, Madrid, que tem seis pavilhões desportivos preparados para acolher milhares de pessoas de diversos países em trânsito para Lisboa.