“O ano de 2020 ficou marcado, na Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) como o ano em que se ultrapassou os 800 partos. Este número já não era alcançado desde 2014, ano em que se registaram com 801 partos”. A boa notícia chegou, esta terça-feira, através de um comunicado enviado às redações. No total, ocorreram no CHMT 834 nascimentos no ano passado.
Em comparação com o total do ano de 2019 “há um acréscimo de 36 bebés no ano de 2020”. O mês de outubro foi o que mais crianças viu nascer, num total de 89.
Em ano de pandemia, é também explicado na mesma nota, o “esforço realizado para adequar a Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo ao contexto Covid-19 contribuiu, muito fortemente, para que o Serviço de Obstetrícia do CHMT, fosse procurado por parturientes vindas de outras áreas geográficas”, para além da área de influência do Médio Tejo.
O CHMT sublinha ainda que, “durante os meses em que a Maternidade esteve temporariamente na Unidade Hospitalar de Torres Novas”, as obras de adequação ao contexto Covid-19 executadas na Maternidade e na Unidade de Cuidados Neonatais, na Unidade Hospitalar de Abrantes, “reuniram as condições que, desde logo, permitiram que os partos se realizassem com a presença de um acompanhante”.