O Conselho de Administração do CNEMA (Centro Nacional de Exposições Agrícolas), em Santarém, cancelou a Avisan 2025, um evento que estava previsto decorrer entre os dias 29 de Novembro e 1 de Dezembro.
Esta decisão surge na sequência das condições excecionais e do clima de incerteza das próximas semanas no âmbito da “Gripe das Aves” com casos já confirmados nos distritos de Aveiro e Santarém, em aves em cativeiro, subindo para 31 os focos detetados este ano, de acordo com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Tem vindo a ser pedido, pela DGAV, a todos os detentores de aves que cumpram as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção, evitando os contactos entre aves domésticas e selvagens. Qualquer suspeita de infeção pela gripe das aves deve ser reportada à DGAV.
A transmissão do vírus para humanos acontece de forma rara, tendo sido reportados casos esporádicos em todo o mundo. Contudo, quando ocorre, a infeção pode levar a um quadro clínico grave.
O objetivo do CNEMA é garantir a qualidade e a segurança de todos os participantes, visitantes e colaboradores envolvidos.
O CNEMA está a trabalhar para que, em breve, possa remarcar a feira.

