Este domingo, pelas 16h, vai ser exibido pelo Cineclube Vilafranquense o filme-símbolo da revolução do 25 de Abril de 1974, “As Armas e o Povo”, realizado pelo Coletivo dos Trabalhadores da Atividade Cinematográfica.
Este é um filme que acompanhou os primeiros dias da Revolução, destacando-se as comemorações do 1.º de Maio de 1974.
De acordo com a informação divulgada, os bilhetes para os sócios têm um custo de 2,5€ e para os não-sócios, os bilhetes custam cinco euros.
Sinopse:
O período que vai do 25 de Abril ao 1º de Maio de 1974, ilustrando a ação militar e a movimentação de rua, tendentes ao desmantelamento do “aparelho social e político do fascismo”. Paralelamente, analisam-se os principais eventos que, a partir de 28 de Maio de 1926, contribuíram para a consolidação da máquina corporativa inspirada por Salazar, destacando as atitudes de resistência popular ou oposição armada, ao longo de quarenta e oito anos. Acácio de Almeida, José de Sá Caetano, José Fonseca e Costa, Eduardo Geada, António Escudeiro, Fernando Lopes, António de Macedo, João Moedas Miguel, João César Monteiro, Glauber Rocha, Elso Roque, Alberto Seixas Santos, Artur Semedo, Fernando Matos Silva, João Matos Silva, Manuel Costa e Silva, Luis Galvão Telles, António da Cunha Telles, António-Pedro Vasconcelos são os nomes por trás do coletivo que assina o mais célebre filme de Abril da cinematografia portuguesa, num retrato a quente e em cima do acontecimento.