Iris FM: Início / Notícias / Saúde / Operação “Censos Sénior 2025”: mais de 43 mil idosos vivem isolados
Atualidade País Saúde Sociedade

Operação “Censos Sénior 2025”: mais de 43 mil idosos vivem isolados

A GNR, entre os dias 1 de Outubro e 16 de Novembro, desenvolveu em todo o território nacional a Operação “Censos Sénior 2025”, no âmbito do policiamento comunitário.

O objetivo passa por reforçar a proximidade com a população mais idosa, promover comportamentos de autoproteção e contribuir para o reforço do sentimento de segurança.

Durante a operação, os militares da Guarda levaram a cabo várias ações especialmente orientadas para o contacto direto com pessoas idosas em situação de maior vulnerabilidade, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.

Na edição deste ano da Operação “Censos Sénior”, as autoridades realizaram um conjunto de ações em sala e de ações porta-a-porta, abrangendo um total de 35 143 idosos.

Desde 2011, ano em que foi realizada a primeira edição da Operação “Censos Sénior”, a GNR tem vindo a atualizar a sinalização geográfica, proporcionando assim um apoio mais próximo à população idosa.

A GNR sinalizou em 2025, 43 074 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade, em razão da condição física, psicológica, ou outra que possa colocar em causa a sua segurança.

Guarda e Vila Real são dos distritos onde mais idosos foram detetados nestas condições.

Depois de Guarda e Vila Real, os distritos onde mais idosos foram sinalizados foram os de Bragança, Faro, Viseu, Beja, Évora e Castelo Branco.

A GNR vai continuar a acompanhar os idosos sinalizados, através de visitas regulares às suas residências, no sentido de realizar mais ações de sensibilização e fazer a avaliação da sua segurança, colaborando com as demais entidades locais, na procura da melhor qualidade de vida da população idosa, em especial dos mais vulneráveis.