As estruturas de utentes do Médio Tejo solicitaram novamente aos deputados na Assembleia da República para que eliminem o pagamento de portagens na A23 e A13. De acordo com os utentes a introdução de portagens veio prejudicar toda a região, as populações e as suas actividades. “Afectam nomeadamente a economia regional e até os Bombeiros, que nas suas viaturas VTDT também são obrigados a pagar portagens quando transportam doentes entre os três Hospitais, Tomar, Abrantes e Torres Novas que compõem o Centro Hospitalar do Médio Tejo”.
Os utentes do Médio Tejo recordam ainda que a maior parte do trânsito pesado não utiliza aquelas vias por razões de economia, mas utilizam sim as vias urbanas e a Nacional 3 de Torres Novas, Entroncamento, V.N. da Barquinha, Constância e Abrantes, isto na A23 e na A13 utilizam a Estrada Nacional 110 e as vias urbanas do Entroncamento, V.N. da Barquinha e Tomar” com prejuízo absoluto paras os municípios que todos os dias vêem o seu património degradado por esse tal trânsito pesado que foge às portagens”.
É assim entendimento dos utentes que “os deputados se debrucem, com carácter de urgência, sobre este problema no sentido destas portagens serem abolidas em sede de Orçamento Estado 2023”.