O Hospital de Vila Franca de Xira realizou 117 partos em Janeiro deste ano, o que representa um crescimento de 12,5% em relação a Dezembro de 2024 (104 partos).
As cirurgias de ginecologia aumentaram 22%, no mesmo período, tendo sido realizadas 55 em Janeiro de 2025, quando no mês anterior apenas ocorreram 45.
As urgências de obstetrícia e ginecologia do HVFX integram o projeto-piloto do Serviço Nacional de Saúde de triagem telefónica, lançado em meados de Dezembro. Assim, todas as grávidas devem contactar a linha gratuita SNS24, através do 808 24 24 24, na qual vão ser atendidas por profissionais de saúde especializados que as vão encaminhar depois para a resposta mais adequada às necessidades.
A ULS Estuário do Tejo assegura o acompanhamento regular de todas grávidas, em todos as fases da gestação e no pós-parto, no hospital de Vila Franca de Xira ou nas diversas unidades de Cuidados de Saúde Primários, de acordo com as normas em vigor.
Depois da referenciação pelo médico de família, têm o primeiro contacto com o hospital antes do parto (por volta das 36 semanas de gestação), sendo este realizado pelo Serviço de Obstetrícia em tempo útil. Este contacto é importante para a grávida conhecer os profissionais e instalações do Hospital antes do parto. As gravidezes de risco são seguidas pelo Serviço de Obstetrícia do HVFX, desde o momento do seu diagnóstico, em qualquer fase da gravidez, até o pós-parto.
Atualmente, a consulta de enfermagem materna e obstétrica realiza-se três vezes por semana, no Hospital, tendo sido também criada, em meados de janeiro de 2025. a nova consulta de Cardiotocografia, realizada por enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica.
Para as utentes sem médico de família no concelho de Vila Franca de Xira, existe um reforço dos programas de Saúde da Mulher, tendo sido criado o centro Materno-Infantil de Alhandra, e sendo realizadas consultas nos Centros de Saúde da Póvoa de Santa Iria, Forte da Casa e na Castanheira do Ribatejo. Foi ainda reforçado o plano de aulas gratuitas de preparação para o parto, realizadas de forma articulada entre os Cuidados de Saúde Primários e o Hospital.