O Município de Santarém apresentou no passado dia 5 de Janeiro, dois novos veículos de recolha de resíduos sólidos urbanos com capacidade de 19 toneladas, um investimento superior a 467 mil euros.
Diogo Gomes, Vereador da Gestão de Resíduos desde 2021, acompanhou a volta de estreia dos novos veículos fardado a rigor e lado a lado com os cantoneiros de limpeza do município.
Perante os cerca de 50 trabalhadores do Serviço de Resíduos do município, Diogo Gomes, disse que “era um dia feliz” e que se tinha “cumprido mais uma promessa”.
A Gestão de Resíduos Municipal assenta num tecnossistema que integra vários sistemas de recolha de resíduos urbanos assegurados pelo Município.
Pela sua dimensão e para fazer face aos novos padrões de qualidade de um serviço público prestado, a autarquia pretende renovar a frota de veículos de recolha de resíduos urbanos, aproximar cada vez mais a recolha seletiva de monos dos cidadãos e incentivar a reutilização com ateliers criativo. Garantindo assim a economia circular; aumentar os quantitativos e a qualidade da participação nas recolhas seletivas para cumprir com as metas europeias que visam a competitividade das empresas assente na sustentabilidade.