O ano lectivo está prestes a começar e na última semana todo o pessoal docente e não-docente dos quatro agrupamentos escolares do concelho de Alenquer reuniu-se no Fórum Romeira para uma manhã ou uma tarde diferentes.
A vereadora Cláudia Luís foi a anfitriã do momento em que estiveram presentes mais de três centenas de profissionais dedicados nos Agrupamentos de Escolas Visconde de Chanceleiros, Abrigada, Damião de Goes e Carregado.
As palavras foram de conforto para as caras conhecidas de há muito que já integram a “família” da educação neste território, ou para quem toma pela primeira vez contacto com a realidade no concelho de Alenquer.
À receção de boas-vindas seguiu-se, no palco do Fórum Romeira, um momento pedagógico e de inclusão, alusivo ao momento de chegada de novos profissionais a um qualquer agrupamento escolar.
Esta iniciativa municiada pelos serviços municipais antecedeu uma outra que cruzou o interesse pela envolvência, o saber teórico e empírico e também um apelo à mobilidade urbana pelo centro histórico de Alenquer, por lugares que contam as próprias estórias.
Com a ajuda da West Side Stories e da recriação de algumas das mais notáveis figuras da história local e também nacional, o pessoal docente e não-docente dividiu-se em grupos para competir num peddy-paper histórico-cultural durante mais de duas horas de descobertas, dúvidas, pesquisa conjunta e boa disposição. Damião de Góis ou Luís de Camões, de carne e osso, deram uma preciosa ajuda aos participantes.
Para esta semana estão agendadas receções a alunos e encarregados de educação de vários ciclos do ensino pré-escolar, básico e secundário.