Os radares que medem a velocidade média entre dois pontos foram instalados pela empresa Infraestruturas de Portugal (IP) e as multas serão emitidas pela Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (ANSR), com efeito a partir de 1 de Setembro
Na sequência da polémica instalada pela colocação de radares de controle de velocidade média na EN10, Recta do Cabo, a IRIS FM já recebeu resposta por parte da Infraestruturas de Portugal.
Mail da IRIS FM (26 Julho 2023)
“A Iris Fm é uma rádio regional sedeada em Samora Correia, também com estúdios em Lisboa.
A EN 10, Recta do Cabo, é umas das vias com maior tráfego na zona e também uma das mais acidentadas.
Neste momento esta via está envolta “em polémica”, devido à nova sinalética colocada, a da medição de velocidade média, existindo indicação dos radares em ambos os sentidos.
Pretendemos saber se os referidos radares já entraram em funcionamento e qual a velocidade permitida, uma vez que a sinalética existente é contraditória.
Não sabendo se é possível, mesmo assim solicitamos uma entrevista (apenas áudio) para que possamos esclarecer os utilizadores (ouvintes) da via em questão.”
Resposta da Infraestruturas de Portugal (14 Agosto 2023)
“A sinalização vertical que se encontrava colocada logo a seguir ao entroncamento do Gado Bravo (sentido Vila Franca de Xira – Samora Correia) foi vandalizada, criando assim incoerência nos limites de velocidades implementados.
Foi já realizada a intervenção na sinalização vertical, uniformizando o limite de velocidade no troço.
No sentido VFX – Samora Correia:
– Existe um limite de velocidade a 40Km/h, antes do entroncamento do Gado Bravo, com vista a garantir o abrandamento dos automobilistas na aproximação ao entroncamento;
– Imediatamente a seguir ao entroncamento foi colocado um limite de 80Km/h;
Assim, a velocidade média entre o Gado Bravo e o limite de Distrito (Ponte do Sorraia) é de 80Km/h.
Os radares que medem a velocidade média entre dois pontos foram instalados pela empresa Infraestruturas de Portugal (IP) e as multas serão emitidas (a partir de 1 de Setembro) pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)”
Novo mail da IRIS FM
No seguimento do nosso contacto telefónico, questionamos ainda a Infraestruturas de Portugal:
1 Os radares já se encontram em funcionamento?
2 Conferem, com a imagem, em anexo, que a sinalética existente é definitiva?
3 Está um sinal no sentido Norte/Sul, que dá a indicação de velocidade máxima de 60kms/h, com a aproximação de um entroncamento, mas o sinal está virado para o campo, foi vandalismo?
4 A falta de informação para quem vem da Rua Bairro Primeiro de Maio (Porto Alto, zona ribeirinha, após o sinal de trânsito H42), invalida o controle de velocidade média?
5 “Assim, a velocidade média entre o Gado Bravo e o limite de Distrito (Ponte do Sorraia) é de 80Km/h.” E no sentido Ponte do Sorraia/Gado Bravo?
_________________________________________________________________
Radares de velocidade média: Medem a velocidade média de um veículo durante uma viagem, em vez de medir a velocidade num único ponto. Estes funcionam ao medir a velocidade do veículo em dois ou mais pontos ao longo da estrada e, em seguida, calculam a velocidade média do veículo durante a viagem.
Fomos assim informados que os radares já estão em funcionamento.
Sinalética existente a 15 Julho 2023 (Sentido Vila Franca de Xira / Porto Alto)
Sinalética existente a 8 de Agosto 2023 (Sentido Vila Franca de Xira / Porto Alto)