O distrito de Santarém tem 17 associações humanitárias de bombeiros voluntários a participar na campanha Quartel Electrão, que arrancou em janeiro e termina no final do próximo mês de novembro:
- AHBV – Alcanede
- AHBV – Almeirim
- AHBV – Alpiarça (A.C.D.B. Bombeiros de Alpiarça)
- AHBV – Abrantes
- AHBV – Caxarias
- AHBV – Fátima
- AHBV – Ferreira do Zêzere
- AHBV – Freixianda (Liga Amigos Bomb. Freixianda)
- AHBV – Golegã
- AHBV – Mação
- AHBV – Minde
- AHBV – Ourém
- AHBV – Rio Maior
- AHBV – Salvaterra de Magos
- AHBV – Santarém
- AHBV – Torrejanos
- AHBV – Vila Nova da Barquinha
O distrito de Lisboa tem 23 associações humanitárias de bombeiros voluntários a participar na campanha Quartel Electrão:
- AHBV – Agualva Cacém
- AHBV – Alcoentre
- AHBV – Alenquer
- AHBV – Alverca
- AHBV – Arruda dos Vinhos
- AHBV – Bucelas
- AHBV – Cadaval
- AHBV – Camarate
- AHBV – Carnaxide
- AHBV – Castanheira do Ribatejo
- AHBV – Colares
- AHBV – Ericeira
- AHBV – Fanhões
- AHBV – Loures
- AHBV – Merceana
- AHBV – Moscavide e Portela
- AHBV – Pontinha
- AHBV – Queluz
- AHBV – Sacavém
- AHBV – São Pedro de Sintra
- AHBV – Sintra
- AHBV – Sobral Monte Agraço
- AHBV – Vialonga
Até ao dia 30 de Novembro ainda é possível participar na 9ª edição da campanha e ajudar as associações de bombeiros voluntários a ganhar prémios.
No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo onde entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis, entre outros equipamentos.
A 9ª edição da campanha Quartel Electrão está a envolver um número recorde de associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país: 217.
A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, em peso, ganha um veículo de combate a incêndios. O segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de proteção individual.
Vão ser também atribuídos prémios por regiões, aos novos aderentes que se destacarem nas recolhas e há ainda um prémio para distinguir o crescimento de associações participantes há pelo menos cinco anos. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis. Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas vão ter direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual. Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos recolhida e 150 euros por cada tonelada de pilhas e baterias. Está previsto também um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 20, 30, 45 e 60 toneladas.