Esta terça-feira, dia 29 de novembro, ocorreu a conferência “Novo aeroporto: tempo de decidir”, em Lisboa.
A conferência teve vários intervenientes de cargos políticos – incluindo o Ministro das Infraestruturas e da Habitação Pedro Nuno Santos -, e instituições ligadas a este setor.
A Comissão Técnica que irá efetuar a avaliação ambiental estratégica para o novo aeroporto de Lisboa. Em cima da mesa estão cinco soluções, podendo ainda propor mais caso entenda.
A primeira solução é que o Aeroporto Humberto Delgado fica como aeroporto principal e Montijo como complementar, uma segunda em que o Montijo adquire progressivamente o estatuto de principal e Humberto Delgado de complementar, uma terceira em que Alcochete substitui integralmente o Aeroporto Humberto Delgado, uma quarta em que será este aeroporto o principal e Santarém o complementar e uma quinta em que Santarém substitui integralmente Humberto Delgado.
Mas, há um “problema”, o Campo de Tiro da Força Aérea localiza-se na Freguesia de Samora Correia, Concelho de Benavente, Distrito de Santarém. Apesar do Campo de Tiro ficar mais próximo de Alcochete, situa-se em terrenos pertencentes a Samora Correia e uma pequena parte em Canha, Concelho do Montijo.
Até ao final do próximo ano prevê-se uma resposta final, quanto à nova localização.