O Fórum Empresarial de Alenquer (FEA 2025) vai decorrer pela primeira vez em Alenquer, nos dias 2 e 3 de Abril no Fórum Romeira (2º piso), tendo como objetivo reunir no mesmo espaço líderes empresariais, empreendedores, alunos e professores do ensino profissional e universitário.
Em Alenquer, o FEA 2025 pretende elaborar uma reflexão sobre a dinâmica económica da região, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento económico e à inovação empresarial, fundamentais para impulsionar um crescimento económico e sustentável, desempenhando também um papel significativo na valorização profissional e académica.
A entrada é gratuita, através de inscrição prévia [carregar aqui].
A vila-presépio reúne quatro momentos de interesse e partilha durante estes dois dias. O primeiro deles, as Jornadas Empreendedoras, é o momento em que o ensino profissional da Escola Secundária Damião de Goes estreia laços com o mundo empresarial. Esta iniciativa coloca alunos do 10º e 11º anos a conhecer de forma mais aprofundada a realidade do mercado de trabalho e as principais competências exigidas pelas entidades empregadoras. À tarde, o Conselho Estratégico Empresarial do Município de Alenquer reúne-se para discutir políticas e ações de desenvolvimento económico e este integra um seminário com um painel multidisciplinar.
A 3 de Abril, o dia começa com a apresentação da 2ª edição do Automotive Project Market. Esta iniciativa dedicada ao setor automóvel – um cluster de reconhecida importância em Alenquer – da responsabilidade da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações pretende difundir conhecimento sobre os diferentes modelos de formação adequados às necessidades de qualificação do setor, promovendo processos colaborativos entre a indústria, entidades formadoras e decisores institucionais. A tarde vai ser dedicada ao seminário ‘Indústria Automotive: contexto e desafios na era da inteligência artificial‘ e à explicação de programas com relevância na área abordada como o são o Ambassadors4Skills&Jobs, que tem como objetivo gerar as melhores oportunidades de formação, emprego e investigação, ou os Test Beds, um conceito que congrega a facilitação de infraestruturas e equipamentos para a prestação de serviços de teste e experimentação de produtos e serviços de pequenas e médias empresas e startups.
Esta iniciativa do Município de Alenquer tem como parceiros a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (IDESCOM) e a Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria (NERLEI).