A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça vai apresentar a exposição coletiva “Cerâmica XL”, um projeto que reúne dez esculturas cerâmicas de grande dimensão, produzidas por dez artistas contemporâneos.
A exposição vai estar patente ao público desde o dia 15 de Fevereiro até ao dia 15 de Março, com inauguração marcada para o dia 15 de Fevereiro, pelas 16h.
Sobre a Exposição:
“Cerâmica XL” nasce do grupo informal de artistas Convergências, que exploraram as técnicas tradicionais do fabrico de talhas– vasilhas de grande bojo tradicionalmente utilizadas para armazenar vinho – na criação de esculturas cerâmicas de grande formato. O projeto integra o conhecimentoancestral da olaria tradicional com a inovação contemporânea, demonstrando a versatilidade desta arte milenar.
As peças expostas foram concebidas durante uma residência artística realizada entre Abril e Outubro de 2024 na “Casa das Talhas”, em Asseiceira, em Tomar, um dos últimos locais em Portugal onde ainda se mantém viva a tradição do fabrico de talhas. Durante este período, os artistas envolvidos exploraram diferentes abordagens e processos de criação, aproveitando o ambiente único da olaria.
A exposição inclui ainda um conjunto de registos fotográficos captados por Ana Filipa Scarpa, que documentou todo o percurso criativo – desde a modelação inicial até à finalização das peças – e capturou o ambiente de trabalho e os recursos disponíveis neste espaço singular.
Artistas Participantes
- Carlos Ribeiro
- Diogo Rosa
- Elsa Gonçalves
- Fernando Sarmento
- Heitor Figueiredo
- Izilda Gallo
- Maya Fernandes Kempe
- Sandra Borges
- Stefania Barale
- Virgínia Fróis
Entrada livre: Visite a exposição de Terça-feira a Domingo, das 9:30h às 13h e das 14h às 17:30h.