Iris FM: Início / Notícias / Regional / Concurso de ideias ‘Automotive Discoveries’ estimula empreendedorismo de empresa e pessoas no município de Alenquer
Regional Sociedade

Concurso de ideias ‘Automotive Discoveries’ estimula empreendedorismo de empresa e pessoas no município de Alenquer

Automotive Discoveries é um concurso de ideias pioneiro no território organizado pelo Município de Alenquer e realizado em parceria com o Centro de Inovação e Empreendedorismo Audax-ISCTE.

Enquadra-se na estratégia municipal de promoção do empreendedorismo, da inovação e do desenvolvimento sustentável no tecido empresarial local e é vocacionada para pessoas coletivas (startups) ou singulares (ideators), com idade igual ou superior a 18 anos.

As inscrições através do preenchimento de um formulário [clicar aqui] acontecem a partir de 6 de Janeiro e prolongam-se até 9 de Fevereiro.

Depois vão seguir-se períodos de apreciação e seleção de candidaturas, um curso de intensivo de empreendedorismo, duas fases de seleção de projetos, o pitch final e a entrega de prémios, que vai preceder a incubação no Alenquer Inovar – Centro de Empreendedorismo e Inovação de Alenquer.

As candidaturas estão abertas a uma de oito diferentes áreas:

  • Tecnologias de Propulsão e Eficiência Energética
  • Sistemas de Condução Autónoma e Conectividade
  • Design e Materiais Inovadores
  • Mobilidade Sustentável e Soluções de Transporte
  • Inteligência Artificial e Big Data na Indústria Automóvel
  • Cibersegurança e Proteção de Dados (em conformidade com a Norma TISAX)
  • Sustentabilidade e Economia Circular
  • Competitividade e Resiliência das Cadeias de Abastecimento

 

Paulo Franco, vereador com o pelouro do empreendedorismo e das atividades económicas, revelou que a vontade desta forte aposta do Município é garantir uma ligação entre os vencedores da 1ª edição desta iniciativa e as empresas do concelho.

O júri vai integrar membros da Associação de Fabricantes da Indústria Automóvel, do Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea, da Portugal Ventures, da Startup Portugal e da Volkswagen Autoeuropa, assim como, numa 2ª fase, do Conselho Estratégico Empresarial do Município de Alenquer.

Em cada categoria, os vencedores serão premiados 1 ano de incubação gratuita no Alenquer INOVAR – Centro de Empreendedorismo e Inovação de Alenquer e acesso a infraestruturas, além de um total de 7.500€ a dividir entre as equipas Startups e Ideators. A revelação de todos os distinguidos acontecerá a 4 de abril no Fórum Romeira, em Alenquer.