“Há muito que o PSD alertava para o estado a que o anterior Governo do PS deixou chegar o Rio Sorraia, com a complacência dos Presidentes da Câmara Municipal de Benavente (CDU) e de Coruche (PS)”.
Perante a ausência de ações concretas e de empenho dos autarcas do PS e do PCP (tanto em Benavente, como em Coruche), o deputado do PSD à Assembleia da República e membro da Assembleia Municipal de Benavente, Ricardo Oliveira, e a vereadora da Câmara Municipal de Benavente, Sónia Ferreira, sensibilizaram, desde o verão, a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, quanto à necessidade de uma requalificação do Rio Sorraia.
A Ministra do Ambiente e Energia reuniu com os Presidentes da Câmara de Benavente e de Coruche, no dia 9 de Dezembro, e informou da decisão do Governo em avançar, sem mais demoras, com a requalificação do rio, numa grande ação que será coordenada pela APA – Agência Portuguesa do Ambiente.
Ainda no corrente mês de Dezembro vai ser lançado o procedimento para, em 2025, se proceder à requalificação do Rio Sorraia – uma intervenção de fundo, que vai consistir na renaturalização das margens do rio e a limpeza da praga de jacintos, através da utilização de uma ceifeira aquática, recentemente adquirida pelo Fundo Ambiental, bem como de um tratamento através de intervenção manual.
Este plano vai avançar por determinação da Ministra e com financiamento garantido.
A determinação do PSD em insistir na resolução deste problema, mesmo diante de críticas infundadas, mostra que é um partido incansável, de acordo com as palvras do comunicado deste partido politico, focado em resultados e na melhoria da qualidade de vida das populações.