Iris FM: Início / Notícias / País / Greve de enfermeiros no Hospital de Vila Franca de Xira conta com adesão de 93%
País Regional Saúde Sociedade

Greve de enfermeiros no Hospital de Vila Franca de Xira conta com adesão de 93%

A greve de enfermeiros no Hospital de Vila Franca de Xira, iniciada às 08h do dia de hoje, conta com uma adesão de 93%, com o impacto a sentir-se mais no bloco operatório e na consulta externa, de acordo com um relato sindical.

Dos 127 enfermeiros escalados, 102 aderiram à greve no turno da manhã de hoje, adiantou Marco Aniceto, da Direção Regional de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e dirigente sindical no Hospital de Vila Franca de Xira.

O dirigente sindical avançou ainda que há o registo de uma adesão total dos enfermeiros do bloco operatório, da urgência e da maioria dos internamentos.

No serviço de consultas, “só existe uma enfermeira a dar apoio”, prevendo-se também “grandes constrangimentos”, antecipa, acrescentando que, apesar de contestados, “estão ser cumpridos os serviços mínimos” no serviço de internamento.

A adesão registada revela um descontentamento por parte dos enfermeiros”, que reivindicam: a contabilização de todos os pontos para efeitos de progressão, independentemente do mês de entrada; a contratação de mais enfermeiros e a aplicação da semana de 35 horas de trabalho para todos os enfermeiros.

O SEP enviou um pedido de reunião ao conselho de administração do Hospital Vila Franca de Xira já este ano, mas ainda não obteve resposta.

No comunicado enviado a propósito da greve, que só vai terminar à meia-noite, o SEP recorda que “a recusa do conselho de administração e dos sucessivos governos em contabilizar os pontos para efeitos de progressão de todos os anos trabalhados aos enfermeiros provocou um sentimento de desvalorização e de injustiça, levando a que muitos (…) abandonassem a instituição”.