A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) continua a reforçar o apoio às pessoas de Cabo Verde afetadas pelas chuvas intensas e inundações que assombraram o país no início do mês de Agosto, integrando uma Unidade de Resposta de Emergência em Água, Saneamento e Higiene.
Trata-se de uma equipa mobilizada pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, que intervém em cenários de emergência para garantir o acesso a água potável, saneamento básico e promoção da higiene às populações afetadas por desastres, conflitos ou surtos de doenças.
No quadro desta resposta internacional, Portugal está representado através da participação de Osvaldo Tavares, colaborador da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa, que integra a operação em Cabo Verde em articulação com a Cruz Vermelha Espanhola. A missão passa pelo desenvolvimento de materiais formativos em promoção da higiene e tratamento de águas, pela capacitação de recursos humanos locais e pelo apoio à preparação de comunidades para futuras situações de emergência.
Os efeitos das tempestades foram devastadores e um mês depois as suas consequências continuam a fazer-se sentir no dia a dia das populações, especialmente nas ilhas de São Vicente e Santo Antão. O desastre resultou em, pelo menos, 12 mortos, cinco desaparecidos, 1 500 deslocados e cerca de 119 000 pessoas afetadas, causando graves danos em hospitais, redes de abastecimento de água e mercados, deixando milhares de famílias em situação de grande vulnerabilidade. O evento foi classificado como desastre de categoria Laranja, o segundo nível mais grave no sistema internacional de classificação.
Logo após a catástrofe, a CVP lançou um apelo de emergência para apoiar as populações afetadas, que permanece ativo até hoje, dada a dimensão das necessidades no processo de reconstrução e recuperação.
A Cruz Vermelha de Cabo Verde, em coordenação com a IFRC, tem liderado operações de socorro nas áreas de abrigo, água potável, saúde, apoio psicossocial e distribuição de bens essenciais às populações.
A IFRC conta com uma pool de Delegados Internacionais integrados na rede de resposta rápida (SURGE). Entre estes profissionais encontram-se 11 representantes da Cruz Vermelha Portuguesa, devidamente formados e certificados segundo os referenciais do Movimento Internacional, preparados para mobilização imediata e para atuar em contextos de emergência em qualquer parte do mundo.
A CVP vai continuar a acompanhar de perto a situação em Cabo Verde e a apoiar, em articulação com o Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a resposta humanitária em curso.