Iris FM: Início / Notícias / País / Balanço da Campanha “Taxa Zero ao Volante”: dados registados do período entre os dias 4 e 10 de Fevereiro
País Sociedade

Balanço da Campanha “Taxa Zero ao Volante”: dados registados do período entre os dias 4 e 10 de Fevereiro

A Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), decorreu entre os dias 4 e 10 de Fevereiro e teve como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Esta campanha contou com a participação dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira na realização de ações de sensibilização, complementando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2025, a campanha foi divulgada nos meios digitais e através de cinco ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Viana do Castelo (duas ações), Castelo Branco (duas ações) e em Lisboa. Idênticas ações ocorreram nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Na campanha “Taxa Zero ao Volante” foram sensibilizados 349 condutores e passageiros.

Durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha foram fiscalizados em controlo de velocidade por radar 4,1 milhões de veículos, 3,7 milhões dos quais pelo SINCRO – Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, da responsabilidade da ANSR.

Em termos de fiscalização presencial, as Forças de Segurança procederam à fiscalização de 75,4 mil veículos.

Do total de 4,2 milhões de veículos fiscalizados durante a campanha, registaram-se 26,0 mil infrações, das quais 876 referentes à condução sob o efeito do álcool.

Das 876 infrações relativas à condução sob o efeito do álcool, 820 registaram-se no Continente e 56 nas Regiões Autónomas, tendo sido 654 detetadas pela GNR e 222 pela PSP.

Nesta campanha, registou-se um total de 2.477 acidentes, dos quais resultaram sete vítimas mortais, 27 feridos graves e 684 feridos leves.

Relativamente ao período homólogo de 2024, verificaram-se menos 231 acidentes, igual número de vítimas mortais, menos nove feridos graves e menos 157 feridos leves.

As sete vítimas mortais, todas do género masculino, tinham idades compreendidas entre os 14 e os 69 anos.

Os sete acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Braga (1), Coimbra (1), Faro (1), Leiria (1), Santarém (1) e Setúbal (2).

Estes acidentes consistiram em duas colisões (que envolveram três veículos ligeiros e um velocípede), quatro despistes (que envolveram quatro veículos ligeiros) e um atropelamento (que envolveu um veículo ligeiro).

Os acidentes acima descritos ocorreram em quatro arruamentos, uma estrada nacional, uma estrada municipal e um em outra via.