As celebrações em comemoração ao 70º aniversário da fundação da República Popular da China foram realizadas hoje (1) pela manhã na Praça Tian’anmen em Beijing. O presidente chinês, Xi Jinping, proferiu um importante discurso e passou em revista as forças armadas. O líder chinês também é secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Central Militar.
No seu discurso, Xi Jinping disse que, atualmente, o país socialista chinês permanece firme no alto e no leste do mundo. Nenhuma força pode abalar a posição da China nem pode parar os passos do povo chinês e da nação chinesa.
O presidente afirmou que a fundação da República Popular da China mudou completamente o destino miserável da China, que sofreu com a pobreza e a fraqueza acumulada desde a era moderna, e a nação chinesa avançou em direção a um vasto caminho de grande revitalização. Nos últimos 70 anos, os chineses de diversas etnias renderam esforços conjuntos e lutaram arduamente, obtendo grandes resultados bem reconhecidos pelo mundo.
O líder chinês também salientou que a China, no processo de avanço, deve aderir ao princípio de “reunificação pacífica e um país, dois sistemas”, para manter a prosperidade e estabilidade duradoura em Hong Kong e Macau. O país também precisa promover o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do estreito de Taiwan. Ele conclamou que toda a nação chinesa una-se e continue a lutar pela reunificação completa da pátria.
No caminho do progresso, é necessário persistir firmemente na liderança do Partido Comunista da China (PCCh), disse o presidente chinês. Salientou que é preciso colocar o povo numa posição prioritária, persistir no caminho do socialismo com características chinesas, implementar plenamente as teorias, linhas e estratégias básicas do PCCh, satisfazer incessantemente o desejo da população por uma vida bela e criar continuamente uma nova grande causa da história.
O presidente chinês, Xi Jinping, acrescentou que o passado da China foi registrado na história da humanidade. Bilhões de chineses estão construindo o país, e o futuro da nação será mais brilhante. O líder chinês pediu a união mais estreita ao Partido Comunista da China (PCCh), ao exército e ao povo de todas as etnias, a fim de alcançar as metas dos “dois centenários” e a grande revitalização da nação chinesa.
Ainda durante as celebrações, foi realizado um desfile militar com a participação de 15 mil militares. Trata-se do maior desfile militar dos últimos anos. Posteriormente, 100 mil cidadãos também participaram de um desfile.
Edição: Xia Ren
Revisão: Diego Goularte