Iris FM: Início / Notícias / Mundo / Ministros da Saúde do G7 reúnem de emergência para analisar Omicron
Mundo

Ministros da Saúde do G7 reúnem de emergência para analisar Omicron

Os ministros da Saúde dos sete países mais ricos – França, Estados Unidos da América, Canadá, Alemanha, Itália, Japão e Reino Unido — vão reunir na segunda-feira “para discutir a evolução da situação sobre a Ómicron”, durante uma “reunião de emergência”, anunciou o Ministério da Saúde britânico, num comunicado.

A decisão foi tomada após terem sido detetados casos desta nova variante do coronavírus em vários países, em todo o mundo.

No Reino Unido, três casos foram confirmados até agora pelas autoridades sanitárias: uma pessoa que viajou para Londres, mas que já abandonou o país, um caso em Nottingham (centro da Inglaterra), e um em Chelmsford (a leste de Londres).

Embora a pandemia já tenha vitimado mais de cinco milhões de pessoas em todo o mundo, desde o final de 2019, a chegada, durante a semana passada, da variante Ómicron foi considerada “preocupante”, na sexta-feira, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Identificada inicialmente na África do Sul, a Ómicron levou vários países a encerrar as suas fronteiras com os países da África Austral – incluindo África do Sul, Botsuana, Zimbábue, Namíbia, Lesoto, Essuatíni (ex-Suazilândia), Moçambique — bem como outros países africanos – incluindo Zâmbia, Maláui ou Angola — apesar dos apelos da OMS para que as fronteiras permaneçam abertas.