No Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo realizado no dia 7 de junho, o presidente chinês, Xi Jinping, fez um discurso intitulado “Insistir no desenvolvimento sustentável e criar em conjunto um mundo próspero e bonito”.
O líder chinês lançou três importantes propostas, sendo elas: a criação de uma economia mundial aberta e diversificada; a construção de uma sociedade com benefícios universais, abrangente e feliz, e o estabelecimento de bonitas moradias com harmonia entre o ser humano e a natureza. Essas propostas chinesas ofereceram novas ideias para abrir o caminho de desenvolvimento sustentável no mundo.
Em setembro de 2015, as Nações Unidas elaboraram a Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030, estabelecendo 17 objetivos acerca do desenvolvimento socioeconômico e da proteção ambiental. Nos últimos quatro anos, o projeto conseguiu progressos positivos, mas também enfrenta muitos desafios. Isso porque, por um lado, a nova rodada da revolução industrial e tecnológica trouxe novas oportunidades e novas questões para a humanidade. Por outro lado, o unilateralismo e e o protecionismo colocaram grandes barreiras para o desenvolvimento econômico.
Neste contexto, as propostas de Xi Jinping mostraram a confiança e a responsabilidade de um grande país. Ele reafirmou que água limpa e montanhas verdes são os recursos mais preciosos e que a China vai defender firmemente o céu azul, a água clara e a terra limpa.
Por ser um país com 1,4 bilhão de pessoas, o desenvolvimento sustável da China sem dúvida nenhuma será uma grande contribuição para os objetivos da ONU.
Tradução: Luís Zhao
Revisão: Gabriela Nascimento