O Departamento do Tesouro dos EUA rotulou recentemente a China como “manipuladora de moeda”, o que viola as regras multilaterais e mina o consenso global. Essa prática extremamente irresponsável e sinistra prejudicará não apenas o mundo, mas também o próprio país.
Grandes flutuações na taxa de câmbio de qualquer país terão um impacto incalculável no seu crescimento econômico e desenvolvimento. No primeiro semestre deste ano, havia dezenas de países que tentaram estimular o crescimento econômico baixando as taxas de juros. Neste momento, a prática norte-americana terá um enorme impacto negativo sobre o sistema monetário internacional.
Cada vez mais especialistas e analistas norte-americanos observam que as oscilações recentes do renminbi (RMB) são uma reação normal às ameaças dos EUA de impor novas tarifas sobre a China, em vez de resultados de uma “manipulação cambial”.
A China vem insistindo em um sistema de taxa de câmbio determinado pelo mercado. O país nunca se envolveu na desvalorização competitiva nem usou a taxa de câmbio como uma ferramenta política em resposta a distúrbios externos, um reflexo de seu senso de responsabilidade como uma economia responsável pelo crescimento global.
Tradução: André Hu
Revisão: Gabriela Nascimento