A Catedral de Santarém vai ser palco, no dia 22 de Novembro às 21:30h, do Concerto Liberdade I, com estreia nacional da obra musical Te Deum, integrando a 7.ª edição do Festival de Órgão de Santarém (FÓS 2025).
Te Deum – obra de Fernando Lapa, considerado um dos mais notáveis compositores portugueses contemporâneos, constitui uma criação recente, escrita especialmente para o festival. Este evento, que evoca a confluência entre herança, tradição, cultura e inovação, assinala os 700 anos da morte de D. Dinis – o Rei Trovador e coincide com o aniversário do compositor.
Antes do concerto, pelas 18:30h no Museu Diocesano de Santarém, vai ter lugar uma Mesa-Redonda dedicada à obra apresentada.
Te Deum, estabelece um diálogo entre o texto litúrgico em latim e fragmentos poéticos de José Augusto Mourão, criando uma ponte entre o sagrado e o contemporâneo, entre o passado e o presente.

