O Conselho Regional de Lisboa e Vale do Tejo esteve reunido esta terça-feira para eleger os novos órgãos e apresentar a estratégia regional 2025-2035.
A lista apresentada e aprovada contou com 51 votos favoráveis, nove votos em branco e um voto nulo.
A liderança deste órgão é da responsabilidade, a partir de agora, de Frederico Rosa, presidente do município do Barreiro e como vice-presidente foi eleito Nuno Piteira, presidente do município de Cascais.
De salientar, a eleição de Sónia Ferreira, presidente do município de Benavente, como vogal deste conselho. Do distrito de Santarém, faz ainda parte deste conselho: o presidente do município de Abrantes, Manuel Valamatos.
Comissão Permanente do Conselho Regional – Lista A
- Presidente: Frederico Rosa | Presidente do Município do Barreiro
- Vice-Presidente: Nuno Piteira | Presidente do Município de Cascais
- Vogal: Maria Dores Meira | Presidente do Município de Setúbal
- Vogal: Manuel Valamatos | Presidente do Município de Abrantes
- Vogal: Vítor Ferreira | Presidente do Município da Amadora
- Vogal: Sónia Ferreira | Presidente do Município de Benavente
- Secretário: Carlos Alves | Presidente do Município de Arruda dos Vinhos
A sessão também ficou marcada pela apresentação da Estratégia para a Década 2025–2035 da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Documento que define os grandes desafios e prioridades para o futuro da região. Nesse enquadramento, Teresa Almeida, presidente da CCDR LVT, salientou que esta “não se trata de um documento isolado, mas como parte integrante deste momento de transição e renovação institucional”.
Frederico Rosa, recém-empossado Presidente do Conselho Regional de Lisboa e Velo do Tejo e também Presidente do Município do Barreiro, salientou no seu discurso de tomada de posse que numa região com uma enorme diversidade, importa focar em horizontes estratégicos que permitam crescimento e desenvolvimento estrutural para toda a região, a começar pela revisão do PROT.


