Iris FM: Início / Notícias / Cultura / Município de Santarém celebra o Tempo do Renascimento
Cultura Eventos Regional Sociedade

Município de Santarém celebra o Tempo do Renascimento

No dia 8 de Novembro, o Município de Santarém acolhe a jornada cultural “A Santarém do Tempo do Renascimento (1520-1590)”.

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo valorizar o património histórico e artístico da cidade e destacar o papel que a antiga Scalabis desempenhou como um dos grandes centros das artes e letras portuguesas do século XVI.

Organizado pelo Fórum Ribatejo, em parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Santarém, o evento vai decorrer entre as 9h e as 13h, no Auditório da Casa do Brasil, e vai contar com a participação de especialistas na área do património e da história da arte, entre os quais Vítor Serrão, Fernando António Baptista Pereira, Francisco Bilou, Maria Teresa e Luís António Mata.

A jornada prossegue durante a tarde com um programa de visitas guiadas que vai permitir redescobrir alguns dos mais importantes testemunhos do património renascentista escalabitano:

14h30: Igreja do Santíssimo Milagre;

15h30: Igreja de Marvila e túmulo dos Portocarrero, na Igreja da Graça;

16h00–17h00: Igreja da Misericórdia  – Encerramento das Jornadas com música e poesia, com Marta Cruz (órgão, Conservatório de Música de Santarém) e Nuno Domingos (Fórum Ribatejo, poesia).

Esta jornada tem como figura patronal Luís de Camões, poeta ligado familiar e afetivamente a Santarém — cidade que evocou n’Os Lusíadas como “o sempre enobrecido Scabelicastro”.

Apesar das vicissitudes que ao longo dos séculos afetaram o seu património, Santarém conserva ainda hoje um notável conjunto de obras e monumentos renascentistas — como as igrejas do Santíssimo Milagre, de Marvila, de Santa Iria e da Misericórdia, o claustro de Nossa Senhora da Saúde e a Capela de Nossa Senhora do Monte —, testemunhando o esplendor artístico e cultural da cidade no século XVI.

O evento tem em vista o reforço da importância de Santarém no contexto do Renascimento português, promovendo o conhecimento, a valorização e o turismo cultural associados a esta época de ouro da história nacional.