Iris FM: Início / Notícias / Cultura / Mestre da Guitarra Portuguesa, António Chainho, morreu ontem no dia em que celebrava 88 anos
Cultura

Mestre da Guitarra Portuguesa, António Chainho, morreu ontem no dia em que celebrava 88 anos

O músico e compositor António Chainho morreu ontem em Alfragide, no dia em que completaria 88 anos.

António Chainho era considerado o “mestre da guitarra portuguesa”, e encerrou a carreira de 60 anos em Setembro de 2024, tendo nesse ano editado o último álbum, “O Abraço da Guitarra”, no qual homenageou os que através da rádio foram os seus mestres.

Este álbum é uma homenagem aos compositores “célebres” da guitarra portuguesa como José Nunes, Francisco Carvalhinho, Armandinho e Jaime Santos, assim como aos “violas” com os quais partilhou o palco, como José Elmiro, Carlos Silva, Carlos Manuel Proença e Tiago Oliveira.

António Chainho nasceu em S. Francisco da Serra, no distrito de Setúbal, no dia 27 de Janeiro de 1938, e começou a tocar no meio fadista na década de 1960.

António Chainho, o compositor de “Uma Pequenina Luz”, começou a tocar no meio fadista, na década de 1960, terminado o serviço militar obrigatório, durante o qual deu a conhecer os dotes musicais numa digressão por Moçambique.

A família do Mestre António Chainho informou que o velório decorre ontem, no dia 27 de Janeiro, no Seminário de Nossa Senhora de Alfragide. A saída do Mestre teve lugar hoje de manhã e o serviço de cremação vai decorrer a partir das 12h no Complexo Fúnebre em Setúbal.