Iris FM: Início / Notícias / Cultura / Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura” já teve início na Feira Nacional de Agricultura
Cultura Eventos País Regional Sociedade

Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura” já teve início na Feira Nacional de Agricultura

A Feira Nacional de Agricultura e Feira do Ribatejo, que decorre até ao dia 15 de Junho no CNEMA, em Santarém, deu início ontem ao Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura”.

Os primeiros debates destacaram a importância das práticas agrícolas sustentáveis e do desenvolvimento económico no setor. Logo pela manhã, o seminário “Biosoluções no Setor Agroflorestal”, organizado pela CAP, teve como objetivo discutir caminhos e soluções inovadoras para minimizar o impacto ambiental e potenciar a produtividade
agrícola e florestal. Durante o debate abordaram-se temáticas relativas aos “Biocombustíveis”, “Biometano”, “Biofertllizantes“ ou “Biopesticidas”.

Aproximar os produtores e os agentes de comercialização do azeite/distribuidores em Portugal impulsionando as vendas e o consumo de azeite, foi o objetivo da conferência “O Azeite e os Agentes da Comercialização” organizada pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, no âmbito do projeto Da Oliveira à Mesa, que tem como objetivo aumentar a literacia sobre o azeite desde a origem no campo até chegar às mesas de refeição.

“Uma Saúde, Um Planeta” foi o tema escolhido pela bio região de Idanha para abordar temas como a “Importância do Gastronomia”, “Comunicação” e “Design”. A discussão também teve como intuito alertar para a proteção do património gastronómico e produtos agro – alimentares.

As “alterações do IVA”, os “Benefícios fiscais e medidas de simplificação fiscal” e a “sustentabilidade nas empresas agrícolas e florestais» foram os temas abordados na conferência promovida pela CAP/OCC “Gestão Sustentável das atividades Agrícola e Silvícola. As empresas e os contabilistas como parceiros estratégicos.”

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil no âmbito da presença na Feira Nacional de Agricultura organizou várias palestras subordinas a vários temas como “Certificação de Vinhos e Espumantes Brasileiros”, “Cooperação em Azeites entre Brasil e Portugal” ou o “Investimento em Olivicultura no Brasil.” O “Cooperativismo em Portugal e na Economia Nacional” foi o mote para o debate promovido pelo Crédito Agrícola e Confagri, durante o qual se discutiram temas como os apoios ao “rendimento para as explorações agrícolas” e para “reforçar a competitividade dos setores agrícola, florestal e agroalimentar”, além das “soluções de financiamento bancário para as empresas.”