Iris FM: Início / Notícias / Cultura / Associação Zaspastraz criou o Prémio de Investigação Histórica Anselmo Braamcamp Freire, sobre o Território de Loures – entrevista com sons
Cultura Eventos Regional Sociedade

Associação Zaspastraz criou o Prémio de Investigação Histórica Anselmo Braamcamp Freire, sobre o Território de Loures – entrevista com sons

A Zaspastraz é uma Associação Cultural, Recreativa, Social e de Bem Estar, com sede na Mealhada, em Loures. O objetivo desta associação é levar à comunidade em que está inserida, eventos culturais e recreativos. Outro dos objetivos é divulgar atividades no âmbito do património Cultural e Imaterial onde a componente histórica está presente. Neste sentido, foi criado um Prémio de Investigação Histórica, tendo Anselmo Braamcamp Freire como patrono.

Anselmo Braamcamp Freire viveu em Loures, sendo muito citada a Quinta da Aldeia, mas onde possuía várias outras propriedades – a Quinta da Aldeia e a Quinta da Ponte em São João da Talha e as Quinta da Vitória e a Quinta do Carmo, em Sacavém – e sendo um dos maiores proprietários, num regime censitário, quando foi criado o concelho de Loures, foi nomeado 1º presidente. Foi uma personagem de destaque no tempo como escritor, historiador, arqueólogo e genealogista, sócio efetivo da Academia Real das Ciências e foi um dos fundadores do Arquivo Histórico Português em 1903. Mas também como político, teve um particular desempenho no concelho de Loures, como primeiro Presidente, em 1886, e posteriormente até 1893. E em Lisboa, tendo aderido em 1907 ao Partido Republicano, foi o primeiro republicano eleito para a Câmara Municipal de Lisboa em 1908. Como vice-presidente da vereação da Câmara Municipal de Lisboa no I Congresso Municipalista, em 1909, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, e presidido por ele próprio, com grande apoio de republicanos e monárquicos, foi defendido o papel central dos municípios na governação do país. Assumiu a presidência da Câmara Municipal de Lisboa, após o 5 de Outubro de 1910. Deputado à Assembleia Nacional Constituinte de 1911, seria eleito Presidente do primeiro Parlamento republicano. Após a Constituinte, foi eleito Presidente do Senado, cargo que ocupou até 1914. Razões estas, que mereceram destaque para este propósito.

Relativamente ao Prémio, foi constituída uma Comissão de Honra e um Júri que conta com o apoio do Centro de História da Universidade de Lisboa.

Manuela Frias, presidente da Zaspastraz, e Ana Paula Assunção, autora do projeto do Prémio de Investigação Histórica Anselmo Braamcamp Freire em entrevista à Iris FM falaram sobre este prémio.

Ana Paula Assunção descreveu este projeto, referindo que vai ser dada a possibilidade aos investigadores de apresentarem os seus trabalhos e estes serem editados e distribuídos a nível nacional revertendo o valor das vendas para o autor:

Ana Paula Assunção explica o porquê de Anselmo Braamcamp Freire ser o patrono deste prémio de investigação:

A autora deste projeto falou ainda como o público pode inscrever-se para participar no projeto:

Manuela Frias, presidente da Zaspastraz, também em declarações à Iris FM falou de onde surgiu esta associação e qual o objetivo da Zaspastraz:

A Zaspastraz decidiu criar um Prémio de Investigação Histórica, tendo Anselmo Braamcamp Freire como patrono, com a edição da obra premiada e também e-booKs, abordando as variadas componentes da história e com apresentação de obras inéditas sobre o território de Loures.