Iris FM: Início / Notícias / Cultura / 93ª Festa do Colete Encarnado vai ter lugar nos dias 4, 5 e 6 de Julho (com sons)
Cultura Eventos Regional Sociedade

93ª Festa do Colete Encarnado vai ter lugar nos dias 4, 5 e 6 de Julho (com sons)

O programa da 93ª Festa do Colete Encarnado já foi apresentado.

A edição deste ano da Festa do Colete Encarnado vai ter lugar nos dias 4, 5 e 6 de Julho em Vila Franca de Xira.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, na apresentação do programa da festa, mencionou que vai haver shuttles gratuitos para as pessoas conseguirem deslocar-se ao recinto da festa sem terem de levar o carro próprio:

Fernando Paulo Ferreira falou dos artistas convidados que fazem parte do cartaz musical da edição deste ano da Festa do Colete Encarnado:

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira falou ainda de duas novidades da edição deste ano:

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira no discurso que fez falou da importância de as pessoas deslocarem-se a Vila Fraca de Xira para conehecer as pessoas, a tradição e as cultura da região:

No âmbito do Plano de Segurança da Proteção Civil, vai estar a funcionar um posto com médicos e enfermeiros durante o evento, além do dispositivo dos bombeiros e a colaboração com a Polícia de Segurança Pública, que vai estar encarregue da segurança das pessoas e rodoviária.

Para além da atividade tauromáquica, com as esperas e largadas de toiros, há destaque ainda a corrida na Praça Palha Blanco e o momento sempre tão aguardado de Homenagem ao Campino, que vai ter lugar no dia 5 de Julho, na Praça do Município, e que este ano distingue António Grilo.

Tony Carreira, Nininho Vaz Maia, DJ Kura, Buba Espinho, Gisela João são alguns dos nomes do cartaz do Colete Encarnado.

Fernando Paulo Ferreira referiu ainda que, tal como no ano passado, vai ser instalado o espaço família, junto ao tribunal e ao posto de comando da proteção civil, e que se mantém a oferta de transportes públicos gratuitos, para garantir a mobilidade e segurança de todos os visitantes, tendo em conta que a cidade “fica fechada ao trânsito para que funcione como um espaço de convívio e de alegria”.

Nas madrugadas de 5 e 6 de Julho, depois dos concertos, realizam-se comboios especiais gratuitos, com partida às 3h20 de Vila Franca de Xira e com paragem em todas as estações e apeadeiros até Lisboa/Santa Apolónia.

No território do Concelho, vão circular shuttles de autocarro gratuitos, entre as 17h00 e as 05h00, com partidas (e regresso) a cada meia hora da Castanheira do Ribatejo e Povos, a norte; e de Vialonga, Póvoa de Santa Iria, Alverca do Ribatejo e Alhandra, a sul, com paragens junto a locais com grandes estacionamentos.

A Festa do Colete Encarnado foi reconhecida, em 2020, como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa e, em 2024, distinguida com o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria de Festas, Feiras e Romarias.

A candidatura para inscrever o Colete Encarnado no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial aguarda ainda resposta do Instituto Património Cultural.