A Comissão Municipal de Proteção Civil da Sertã reuniu ao início da tarde deste sábado, 31 de janeiro, para fazer novo ponto de situação no concelho, na sequência da resposta à passagem da depressão Kristin.
Relativamente ao abastecimento de água, os problemas mais críticos localizam-se em Herdade, Santo Abril e Santa Rita. Por todo o concelho, vão surgindo novas rupturas que vão sendo reparadas. Determinados locais que esta manhã não tinham água (Outeiro da Lagoa, Figueiredo, Castanheiro, Pederneira) foram sendo resolvidos.
Um ponto crítico é a Foz da Sertã, dado que o trajeto até ao depósito ainda não está acessível, mas que ficará resolvido durante o dia hoje.
Relativamente ao depósito da Pederneira, a situação está resolvida temporariamente e poderá ficar definitivamente resolvida dado que está a ser feita ligação elétrica na Mougueira, que colmatará os problemas de abastecimento de água na Pederneira.
Também o Painho, Casal da Escusa, Viseu Fundeiro e Carvalhal têm problemas no abastecimento de água que serão resolvidos após a limpeza dos acessos aos depósitos. Há outros locais que poderão entretanto ficar sem água, mas serão prontamente abastecidos.
Relativamente ao fornecimento de luz elétrica, há geradores a ligar partes das localidades de Troviscal, Cabeçudo e Cernache do Bonjardim. Em Cernache do Bonjardim está a ser reposta a ligação de uma fase ligada por média tensão. Ainda hoje será fornecida energia, através de gerador, às localidades de Várzea dos Cavaleiros, Cumeada e Figueiredo. Também as localidades de Castelo e Pedrógão Pequeno terão abastecimento através de gerador muito em breve.
Estão a ser intervencionadas, pela E-redes, duas secções de média tensão, ao longo do IC8, que irão resolver diversas situações de fornecimento de energia elétrica. Refira-se que, só na zona centro, a tempestade Kristin provocou a destruição de 600 postes de média tensão.
No que diz respeito à utilização de geradores por particulares, apela-se ao cuidado para não os colocar no interior de casa, dado que os gases emitidos pelo escape são tóxicos e letais.
Em termos de estradas, a IP – Infra Estruturas de Portugal está a realizar trabalhos de corte de árvores e remoção de troncos na EN244, EN241 e EN2 (direção Junceira).
Relativamente à EN238, entre Cernache do Bonjardim e Vale da Ursa está transitável; ainda assim irão ser cortadas árvores em situação de perigo e vai ser melhorado o acesso em Vale da Ursa junto à unidade hoteleira. A estrada entre o Brejo da Correia e Porto dos Fusos está intransitável, estando em curso os trabalhos de desobstrução.
Em Cernache do Bonjardim, junto à antiga escola primária, foi retirada a árvores de grande porte que tinha cedido para a via pública. Na Rua dos Pinheiros, dada a perigosidade de queda para a faixa de rodagem, também algumas árvores irão ser cortadas.
Os Sapadores Florestais da APROFLORA removeram a árvore que tinha cedido junto à Escola Primária do Cabeçudo e procederam também aos trabalhos de remoção de troncos na EM533 desde a Sertã até Cernache do Bonjardim.
Estão a ser realizados trabalhos de desobstrução nos acessos aos cemitérios de Cumeada e Palhais. O cemitério da Sertã foi alvo de grande destruição: os trabalhadores municipais estão a remover árvores e a desobstruir as caminheiras.
Em matéria de ação social, mantém-se o mesmo número de desalojados (11) na ZCAP (Zona de Concentração e Apoio à População) da Sertã e cinco deslocados em ERPI.
A partir de hoje (sábado), estará na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, das 09h00 às 19h00 uma assistente social ou psicóloga do município da Sertã para receber informação sobre situações de casos sociais e dar o devido encaminhamento.
Ambas as corporações estão a resolver inúmeras ocorrências. Os Bombeiros Voluntários da Sertã deixou o apelo aos presidentes de Juntas de Freguesia para que façam o levantamento de estradas (municipais ou nacionais) que necessitem de intervenção. Reportou diversas situações que necessitam de cobertura, desde particulares a superfícies comerciais.
Na Foz da Sertã, os Bombeiros Voluntários de Cernache do Bonjardim estão a dar apoio ao município no restabelecimento da conduta de água em Foz da Sertã e na desobstrução de acessos. Entre Tira e Trízio está a ser alargada a faixa e em vários pontos foram criados acessos. Em Janeiros foi alargada a faixa de limpeza o acesso, Vale da Ursa – Mendeira está transitável a ligeiros, pretendendo-se que fique transitável a pesados. Foi também referida a utilização do veículo-escada para uma situação social no Castelo.
No que diz respeito às escolas, prevê-se que sejam retomadas as atividades letivas, no Agrupamento de Escolas da Sertã, do 9.º, 11.º e 12.º ano de escolaridade e todos os anos dos cursos profissionais. Serão também retomadas as atividades letivas no Jardim de Infância da Sertã, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico da EB São Nuno de Santa Maria de Cernache do Bonjardim. Ainda durante o fim de semana, será avaliada a reabertura das seguintes escolas (JI e 1.ºCEB) de Cabeçudo, Castelo, Pedrógão Pequeno e Várzea dos Cavaleiros. As restantes escolas (JI e EB) do 5.º ao 8.º ano não retomarão para já a atividade letiva.
O presidente da Câmara Municipal da Sertã, Carlos Miranda, informou que estabeleceu contactos com o Secretário de Estado da Administração Local, e com outros governantes e com a E-redes, pelo facto de o território estar tanto tempo sem luz. Elogiou o trabalho incansável feito pela E- Redes mas referiu que a mobilização de recursos técnicos e humanos no país, de um modo geral, tem que ser mais rápida.
O autarca mostrou ainda preocupação dada a previsão do agravamento do estado do tempo para os próximos dias, especialmente no que diz respeito a inundações que possam acontecer em zonas urbanas ribeirinhas.
Para fazer face às necessidades sentidas por muitos populares que viram destelhadas as suas habitações, o município da Sertã está a realizar recolha de lonas e plásticos para cobertura de estruturas. Os materiais poderão ser entregues nos Estaleiros Municipais, na Zona Industrial da Sertã, todos os dias (incluindo sábado e domingo), das 08h00 às 17h00.

