Iris FM: Início / Notícias / Atualidade / Ministra da Saúde recebeu autarcas dos cinco concelhos que são servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira
Atualidade País Regional Saúde

Ministra da Saúde recebeu autarcas dos cinco concelhos que são servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira

Os Presidentes de Câmara de Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira, e o Vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o Pelouro da Saúde, foram recebidos, ontem de manhã, pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, depois de várias insistências.

Os autarcas manifestaram o receio de poder haver intenção de o Governo fechar a Maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira; e inquiriram a Ministra sobre a necessidade de reabrir as urgências de obstetrícia e as urgências pediátricas à noite e aos fins de semana, dando conta das preocupações e dos constrangimentos que estas medidas provocam nas populações dos cinco Concelhos da área de influência da unidade hospitalar.

Na reunião referiram também a falta de médicos de família, sendo esta uma das zonas mais carenciadas de recursos humanos na Região de Lisboa e Vale do Tejo.

A Ministra da Saúde não pôde apresentar soluções imediatas, mas manifestou a disponibilidade de voltar a receber os cinco autarcas dentro de algumas semanas, assim que esteja concluída a proposta técnica de organização da rede de urgências, pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde.

Os autarcas continuam preocupados com a manutenção do encerramento das urgências pediátricas e obstétricas à noite e aos fins de semana, bem como com o risco de futuro encerramento da maternidade do Hospital de Vila Franca de Xira. Aguardam também soluções para a melhoria dos números de pessoas abrangidas por médicos de família.

Vão continuar a acompanhar de perto estes assuntos, e a ser porta-vozes das preocupações dos residentes e profissionais destes cinco Concelhos, que abrangem cerca de 250.000 pessoas.

Na reunião, que durou cerca de hora e meia, participou também, por videoconferência, o Diretor Executivo do SNS, Álvaro Santos Almeida.