Iris FM: Início / Notícias / Atualidade / Microsoft e GNR apostam na “Cidadania Digital” no Dia da Internet Mais Segura
Atualidade Educação País

Microsoft e GNR apostam na “Cidadania Digital” no Dia da Internet Mais Segura

Microsoft Portugal junta-se, uma vez mais, à Guarda Nacional Republicana (GNR) para assinalar o Dia da Internet Mais Segura, marcado para o próximo dia 11 de Fevereiro.

A sessão comemorativa que vai contar com mais de 150 crianças, está agendada para o dia 11 de Fevereiro, às 09h30, no espaço da AI Innovation Factory e no auditório  do AIHub da Unicorn Factory, em Alvalade.

Esta ação marca o arranque de um conjunto de iniciativas de sensibilização, com o tema “Cidadania Digital”, que têm como objetivo alertar a comunidade Educativa para os perigos constantes da Internet e sensibilizar as crianças para os perigos online atuais, disponibilizando-lhes dicas de como se podem proteger.

Além desta sessão agendada para Lisboa, vão realizar-se outras duas sessões, uma no dia 13 de Fevereiro, em Santa Maria da Feira, no espaço do Europarque, em colaboração com a Universidade de Aveiro, com o Europarque e com a Câmara Municipal de Santa Maria Feira; e a outra sessão, no dia 17 de Fevereiro, em Esposende, no auditório do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar no polo de Esposende do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em colaboração com a Câmara Municipal de Esposende e o IPCA.

Nesta primeira sessão (11 de Fevereiro), vão marcar presença Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, Major-General Pedro Manuel Sequeira Estrela Moleirinho, Adjunto do Comandante do Comando Operacional da Guarda Nacional Republicana, Gil Azevedo da Unicorn Factory Lisboa, entre outros altos representantes de organismos públicos.

Recorde-se que a Microsoft Portugal é membro fundador do Consórcio da Internet Segura e há onze anos consecutivos que se associa à GNR para assinalar, em Fevereiro, o Dia da Internet Mais Segura. Nesta iniciativa, que arrancou em 2014, já conta-se com:

  • O envolvimento de mais de 420 mil alunos, do 1.º ao 3.º ciclo de ensino;
  • O envolvimento de mais de 35 mil professores e encarregados de educação;
  • 7 169 sessões ministradas de norte a sul do país;
  • 6 507 escolas envolvidas nas sessões de sensibilização.

As sessões gratuitas, que serão entregues nas escolas de norte a sul do país nos próximos meses, são dirigidas a estudantes do ensino básico e secundário, através de cerca de 360 militares da GNR e de mais de 150 voluntários da Microsoft Portugal. O objetivo é chegar ao maior número de escolas e alunos possíveis, e abordar temas como a segurança digital, a importância da proteção de dados e tipologias de ciberataques, nomeadamente os perigos do phising. Além destes temas, todos os participantes vão ficar a conhecer os seus direitos e as formas de atuar perante casos de cyberbulling. Os conteúdos preparados pelas entidades envolvidas, visam dotar a comunidade escolar das ferramentas necessárias para garantir o bem-estar online.