No passado dia 15 de Setembro, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia foi accionada para o transporte de uma parturiente.
De acordo com Bruno Pereira, Adjunto do Comando, estes foram chamados para a ocorrência à 01:04h; a resposta por parte do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) demorou 10 minutos; os bombeiros chegaram ao hospital às 2:48h e a ambulância ficou de novo disponível para outras emergências às 4:05h.
O Hospital das Caldas da Rainha era a unidade hospitalar mais perto com serviço de ginecologia e obstetrícia aberto naquele período. Os bombeiros de Samora Correia avançaram com a grávida para a zona Oeste, tendo durante o percurso recebido o apoio da Viatura Médica das Caldas da Rainha.
Bruno Pereira informou que a ambulância esteve “retida” nesta ocorrência 4 horas.
Fica a preocupação e a indignação da população pelo constante encerramento do serviço de ginecologia e obstetrícia do hospital de Vila Franca de Xira, obrigando os corpos de bombeiros a percorrer o dobro dos quilómetros e o alerta para possível parto na ambulância.
Entretanto hoje surge a notícia de que já nasceram mais bebés em ambulâncias, até Setembro deste ano do que no total do ano passado.
Os dados foram avançados pelo Diário de Notícias, sendo que entre Janeiro e Setembro nasceram 57 bebés em ambulâncias, a grande maioria dos casos ocorreu na Península de Setúbal.