A Guarda Nacional Republicana, para além da actividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 13 a 19 de Setembro, que tinham como objectivo a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária e a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
De acordo com a informação divulgada pelas autoridades: foram detidos 419 pessoas em flagrante delito, destacando-se: 172 por condução sob o efeito do álcool; 90 por condução sem habilitação legal; 40 por tráfico de estupefacientes; 13 por posse ilegal de armas e arma proibida; dez por furto e roubo e seis por violência doméstica.
Foram ainda apreendidas mais de 6 700 doses de cocaína; 23 armas brancas ou proibidas; 149 munições; 11 veículos; 25 armas de fogo e mais de 1.184 euros em numerário.
No que diz respeito ao trânsito, foram registadas 5455 infrações, destacando-se: 936 por excessos de velocidade; 518 por falta de inspeção periódica obrigatória; 371 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 316 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 217 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização; 198 por falta de seguro de responsabilidade civil; 158 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 106 relacionadas com tacógrafos.

