Portugal bateu a Holanda (1-0) e tornou-se no primeiro vencedor da Liga das Nações. No entanto, este triunfo não garante à Seleção um lugar no próximo Campeonato da Europa.
Competição desenhada para ser disputada nos anos ímpares, a UEFA destinou quatro vagas no EURO-2020 para serem decididas na Liga das Nações – mas nenhuma está diretamente atribuída ao vencedor. As restantes 20 (dois primeiros classificados de cada grupo) são decididas na fase de apuramento, que se encontra a disputar.
De acordo com o regulamento, cada um dos quatros escalões da Liga das Nações (A,B,C e D) terá direito a uma vaga no Campeonato da Europa. Esta será disputada pelos quatro melhores classificados de cada escalão, que não se tenham apurado, que irão defrontar-se numa espécie de final four (meias-finais e final) para decidir quem se apura.
Ou seja, caso Portugal não fique num dos primeiros dois lugares do Grupo B (é atualmente o terceiro classificado com dois pontos), terá direito a disputar a vaga suplementar do escalão A. Se Portugal confirmar o apuramento, a vaga passa para Itália, equipa que ficou atrás da Seleção na fase de grupos da Liga das Nações.
A título de curiosidade, no grupo de Portugal de qualificação para o EURO-2020 existem mais duas seleções com possibilidade de se apurarem via Liga das Nações: Sérvia e Ucrânia.